segunda-feira, 19 de março de 2012

Manutenção preventiva


Como se prevenir contra surpresas desagradáveis em sua viagem de moto

Você está prestes a realizar um grande sonho – uma viagem de moto. Está preparado e ansioso, mas... e sua moto, está pronta?  O quanto você conhece, realmente, sobre sua parceira de viagem? E se quebrar algo nela – seja simples ou complicado – o que você fará? São perguntas simples que devem ser respondidas com certa antecedência, quando o assunto é uma viagem de moto. A questão vai muito além de saber o que fazer na eventualidade dela quebrar, pois influencia desde o planejamento de bagagem (levar ferramentas e peças sobressalentes), até a necessidade de localizar, ainda na fase de elaboração do roteiro, oficinas mecânicas ao longo do trajeto que pretende percorrer.

Noções de mecânica
Todo condutor de veículo deve ter o mínimo conhecimento sobre seu funcionamento – assim garante a possibilidade de reconhecer quando algo está errado, e intervir. No caso das motos, essa afirmativa é ainda mais relevante, pois é um objeto dependente de equilíbrio que pode ser criticamente abalado por um mau funcionamento de algum componente.
O conhecimento de mecânica de motocicletas pode ser um hobbie para alguns e parecer um monstro de sete cabeças para outros. Não é necessário que você seja um exímio mecânico para viajar de moto, mas ao menos o conhecimento básico é imprescindível. Existem cursos apropriados que oferecem noções de mecânica de motos, mas uma conversa com o responsável técnico da sua concessionária também pode ser esclarecedora e lhe deixar apto a resolver pequenos problemas.
Ainda está na dúvida sobre suas capacidades como mecânico? Bem, se você não domina plenamente a mecânica da sua moto, o mais recomendado é ter um bom telefone celular e um plano de assistência 24 horas com uma área de cobertura abrangente. Sem dúvida, esse será o melhor custo-beneficio eleito.

Manual
Ler o manual de instruções de sua moto é fundamental, pois nele estão contidas informações importantes sobre como conduzir e como manter sua moto em boas condições, porém, um mau hábito que alguns motociclistas ainda possuem é o de guarda-lo em casa. Em viagens, sejam elas curtas ou longas, nacionais ou internacionais, o manual pode ser de grande valia, pois traz especificações técnicas de suma importância e que podem viabilizar alguns reparos, mesmo que o modelo da sua moto não seja comercializado naquela região ou país. Ele poderá auxiliar na substituição de peças por outras semelhantes, fornecendo a você ou ao mecânico que lhe atender, alternativas que lhe possibilitem seguir viagem até alcançar uma concessionária oficial da marca de sua moto.

Revisão
Quando falamos em máquinas, lembramos o clássico conceito de mecânica que diz que todo equipamento está sujeito a falhas e problemas. Defeitos mecânicos estão presentes tanto nas motos mais antigas, como nas novas. Indiferente de onde você execute a revisão da sua moto - seja na sua concessionária ou na oficina mecânica de sua confiança - é importante que mencione o objetivo daquela revisão. Ao informar que pretende viajar, o técnico tomará decisões apropriadas substituindo componentes necessários que talvez não fossem trocados numa situação do uso casual da sua moto.
A sua confiança no executor da revisão também é fundamental. Considere que sua segurança está ligada diretamente ao funcionamento dos mecanismos da sua moto e por isso a importância de uma revisão feita com critério e responsabilidade, por quem você confie. É recomendável entregar (ou elaborar em conjunto) um check-list ao seu mecânico a fim de garantir que todos os itens serão revisados e nada será esquecido. E depois, realize você mesmo uma nova checagem. Lembre-se, o maior interessado em que nada seja esquecido é você mesmo.

Itens importantes
Esteja atento a instalações elétricas de rastreadores, localizadores via satélite, GPS ou mesmo faróis auxiliares. Confira a vida útil da bateria, ignição e todo conjunto elétrico (lâmpadas e fusíveis). Pequenos vazamentos podem (e costumam) se intensificar durante as viagens. Confira juntas e tampas do motor, retentores de bengalas e coxins. Dê particular atenção a todos os componentes da transmissão, rodas e freios.
Depois de realizada a revisão preventiva, recomendamos que você faça um pequeno passeio ou viagem, afim de efetivamente testar tudo que foi feito. A hora de descobrir que faltou apertar um parafuso é agora, e não durante sua grande viagem.

Na estrada
A rotina dos dias seguidos viajando requer uma atenção especial com sua moto. Observe-a mais de perto! Esteja atento a parafusos soltos, carenagens ou suportes frouxos, batidas ou ruídos fora do normal. Dedique alguns minutos por dia para revisar sua moto, conferindo o nível do óleo do motor, nível do fluido de freio, tensão da corrente (quando houver) e calibragem dos pneus.
Procure atentamente por vazamentos de qualquer espécie. Observe também o livre movimento das rodas, sem interferência dos freios. Manuseie  o curso da suspensão para identificar  possíveis atritos ou "calos". Faça o mesmo com a caixa de direção. Teste o funcionamento de faróis, piscas, luz de freio e também painel de instrumentos.
Lembre-se que durante as viagens alguns itens da moto se tornam “consumíveis” como lubrificante do motor, corrente e kit de transmissão, retentores de bengalas, lâmpadas, pastilhas de freio e pneus. Os intervalos de substituição destes poderão ser drásticamente reduzidos devido ao intenso uso. Tendo isto em vista, cheque constantemente as condições dos itens indicados, bem como outros recomendados pelo manual. Verifique seu funcionamento e mantenha-os sempre bem ajustados e lubrificados, quando for o caso. Pequenas folgas podem causar um desgaste ainda mais prematuro desses itens. Todo problema que for diagnosticado no princípio, tem maiores chances de ser solucionado e não deixar você na mão, no meio da estrada.
Consulte o manual de instruções e determine o intervalo recomendado para as trocas de óleo do motor. Não se preocupe em cumprir "exatamente" a quilometragem determinada pela fábrica para troca de óleo. Planeje realizar essas trocas em cidades maiores ou, preferencialmente, onde houver uma concessionária, esteja ela a alguns quilômetros à frente ou pouco antes da quilometragem sugerida. Use sempre produtos de qualidade e especificações recomendadas no manual do proprietário. O barato sempre vai sair mais caro, e durante uma viagem, não é a melhor hora para se economizar nesse quesito.
Um assunto muito pertinente e comum entre relatos de viagens são os problemas com correntes de transmissão (quando existentes, claro). A má lubrificação, o ajuste errado da folga e a limpeza inapropriada são responsáveis pelo desgaste prematuro e as famosas “quedas de corrente” que podem causar travamentos, quebras do bloco do motor e em último caso, graves acidentes.
É importante você adotar uma estratégia de lubrificação para a corrente: siga as orientações do seu mecânico de confiança e eleja o spray lubrificante ou óleo apropriado, variando conforme sua praticidade em porta-lo. O intervalo de lubrificação será drasticamente reduzido durante a viagem.  
Você deve conferir, diariamente se possível, a pressão dos pneus. Um dia de viagem com a pressão incorreta pode causar danos irreversíveis ao pneu, comprometendo sua vida útil e sua segurança, além de aumentar o consumo de combustível.

Estratégia
Conforme a duração ou distância da sua viagem será necessária a substituição de algumas peças da sua moto, sejam filtros, pastilhas de freio ou mesmo pneus. Cabe a você decidir se é conveniente levar consigo esses componentes, bem como o ferramental apropriado, ou se será possível adquiri-los durante o seu percurso. Em caso de viagens internacionais, consulte o site do fabricante e veja se existem redes autorizadas no seu roteiro. Veja também a existência de motos similares a sua à venda nos países pelos quais irá passar, isso irá facilitar caso precise de peças de reposição.

A esta altura você já realizou sua manutenção preventiva, analisou suas possibilidades de reparos emergenciais durante a viagem, definiu peças e ferramentas que irão lhe acompanhar, e está 100% seguro com relação à sua moto. Agora é hora de ir para estrada e preocupar-se apenas em tirar grandes fotos dos bons momentos que você irá vivenciar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário