segunda-feira, 23 de julho de 2012

Mitos sobre as viagens de moto


Desmistificando as dificuldades e prazeres de uma aventura motociclística.

É difícil quantificar de forma definitiva as vantagens e desvantagens de se viajar de moto. Esse tipo de aventura envolve critérios bastante pessoais e subjetivos que geraram, ao longo do tempo, infindáveis mitos e verdades. O que faremos à seguir é tentar colocar não só as nossas experiências pessoais, como também as ouvidas de colegas que tem a nossa mesma paixão, sob uma ótica menos, digamos, emocional.
Vamos começar por uma verdade absoluta: se você quer viajar com conforto, vá de avião. Se topar um conforto intermediário vá de carro, e se topar pouco conforto, vá de moto.
Em contrapartida se você quer emoção pra valer, adrenalina, descobertas à cada instante, conhecer melhor a cultura local, seguramente, opte pela moto! Seria um exagero afirmarmos que viajar de moto é a melhor maneira de fazê-lo. Porém, certamente é uma maneira singular de conhecer novos lugares, povos, culturas, paisagens, história, pessoas, entre tantos outros fatos. Nada se compara a poder sentir as mudanças que passam pelos nossos olhos, a cada metro que conquistamos. De moto nossa sensibilidade fica mais aguçada, nosso espírito mais aberto e a nossa alma mais “antenada”. Vamos a mais alguns mitos:

Viajar de moto é caro
Depende. Como em todo tipo de viagem, o tipo de acomodação escolhido, os lugares onde se faz as refeições, o consumo do veículo em questão, entre outros itens, fazem a diferença na hora de pagar a conta. Se levarmos em conta apenas os veículos terrestres, uma motocicleta costuma ter um bom consumo, porém, transporta apenas duas pessoas. Essa afirmação, portanto, não pode ser considerada válida.

Viagem de moto é perigosa
Tanto quanto qualquer viagem rodoviária, viajar de moto requer um nível de atenção apurado, perícia e experiência com o veículo utilizado, condutor descansado e equipamento revisado e em ótimas condições de uso. Com esses requisitos básicos, a moto pode proporcionar um prazer que nos demais veículos dificilmente se encontrará.

Não cabe muita bagagem a bordo da motocicleta
Tudo que se leva normalmente em uma viagem como roupas, sapatos, higiene pessoal, ferramentas, notebook, entre outros pequenos objetos, podem ser acondicionados em malas, baús, alforges e bolsas próprias (rígidas ou flexíveis), parafusadas na estrutura da moto ou amarradas com elásticos, facilmente encontradas no mercado.

O corpo sofre muito em viagens de moto
Por incrível que pareça, nas grandes viagens, as dores acontecem mais frequentemente nas mãos, punhos, antebraço e na base das costas (região lombar). Um bom banco - muitas vezes adaptado para viagens - e paradas regulares para hidratar o corpo e alongar os músculos reduz sensivelmente o nível de cansaço e eventuais dores. As roupas escolhidas para a viagem também influenciam muito no conforto, como calças de tecido mais confortável e roupas com cortes apropriados que diminuem o arrasto aerodinâmico (esforço do vento sobre o piloto) evitam que ao final de longos períodos seu corpo tenha sofrido em demasia.

Para viajar de moto é preciso ser jovem, corajoso e aventureiro
Não necessariamente, pois hoje vemos pessoas de todas as idades que acabam "rejuvenescendo" justamente por pilotar uma motocicleta. Talvez, veja bem, talvez, um espírito aventureiro e coragem demais possam fazer você gastar menos tempo com um item fundamental: o planejamento. Costumamos dizer que o “planejamento” sim é mais importante do que os 3 itens acima mencionados e somados. O mais necessário para viajar é a vontade de ir, do resto um bom planejamento dá conta.

As boas viagens de moto são somente em grupos grandes
Tudo depende do gosto pessoal de cada um pois já existem viagens “solo” ou em duplas tão boas ou melhores do que em 6, 10 ou 50 motos. Cada tipo de viagem, com um número diferente de companheiros, possui suas características, seus pontos a favor e contra. É uma questão de gosto pessoal, realmente.

A moto de alta cilindrada é a melhor para viagens
Não necessariamente. Viajar com uma moto de menor cilindrada tem muitas qualidades, como economia, facilidade em peças de reposição, maneabilidade, versatilidade, boa autonomia, etc. Agora, se a procura é por conforto e potência, normalmente as motos de maiores cilindradas são as que se destacam nesses quesitos. Mesmo assim, não podemos elegê-las como melhores para viajar, - depende do que o piloto busca.

A moto tem menor autonomia comparada a um carro
Sim, e exige que se pare mais vezes para o abastecimento, o que garante que o seu nível de concentração melhore, a circulação do sangue no corpo se normalize e se converse mais, conhecendo mais pessoas e adquirindo mais cultura, informações, aproveitando assim mais a viagem.

Verdade
Uma das maiores - senão a maior - inspiração para os que se mostram interessado pelas primeiras viagens de moto são os clássicos filmes do estilo “Easy Rider” (1969), com seu desejo de sair da rotina a bordo de uma motocicleta rodando para chegar do outro lado do estado, pais, continente,etc. Claro que essa visão romântica não funciona muito bem nos dias de hoje.


Recomendamos a você, leitor amigo, que tenha um bom embasamento prévio e um planejamento condizente com o estilo da sua viagem, seja ela de aventura, turismo, pesquisa ou mesmo relax. Preparar a motocicleta e equipamentos, consultar mapas traçando seu roteiro, preparando o orçamento previsto é o mínimo para realizar a viagem com segurança e grandes chances de ser uma experiência positiva. Reforçamos a importância do planejamento pois sabemos que as melhores historias de viagens começam com um velho mapa de papel jogado sobre a mesa e uns bons rabiscos de caneta seguidos de muita pesquisa. Agora é sua vez, vá para estrada escrever seus próprios mitos e verdades, viver suas histórias e depois contar para os amigos. Boa viagem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário