Conheça
um pouco das belezas e desafios de rodar por regiões desérticas.
Somos
agraciados e privilegiados com diversos trechos desérticos no continente Sul
Americano. Além do clássico Atacama, temos a Tiera Del Fuego e a Patagônia
Argentina (Atlântica, Central e Andina) caracterizada pelas longas retas e
ventos fortíssimos nas estradas. Também não podemos esquecer os desertos do
norte peruano costeando o oceano Pacifico e, ainda, o belíssimo e surreal
altiplano andino na Bolívia, com centenas de quilômetros de areia, pedra e sal.
No Brasil, o Jalapão no estado do Tocantins é um dos representantes desse meio desafiador
com suas estradas de areia.
A
sensação de viajar de moto por qualquer tipo de deserto é intimidadora. Nada
impede que você saia por aí no estilo “easy rider” e encare qualquer
distância, mas recomendamos muita atenção quando transpuser alguma região
desértica, pois as chances de poder pedir socorro em caso de necessidade
diminuem muito. Deserto é, literalmente, deserto! É aonde, bom preparo e planejamento
fazem diferença.
Uma
característica bastante comum a todos os tipos de desertos são as amplitudes
térmicas acentuadas – é a diferença entre as mais altas e as mais baixas
temperaturas em um local. Pela falta de cobertura vegetal e consequente perda
de calor do solo, poderá haver um calor infernal durante o dia, mas, à noite,
certamente as baixas temperaturas serão agudas e perigosas. No Atacama, por
exemplo, pode variar de 0°C durante a noite até 40°C durante o dia. Para
enfrentar esses extremos, os padrões de segurança recomendam portar uma barraca
de acampamento por conta de uma eventual emergência. Será muito bem vinda em
uma situação não programada.
Atacama
O
deserto mais árido da região está aqui, bem ao nosso lado, – o Deserto do
Atacama no Chile. Sua aridez, mesmo estando próximo ao oceano Pacífico provém
de sua altitude, que dificulta a passagem de nuvens oriundas do oceano,
chovendo muito pouco, portanto. Situado no norte do Chile, este é um destino
bastante procurado por moto-viajantes, pois o visual muda à todo momento, nos
deliciando com paisagens de tirar o fôlego. Seus 105 mil quilômetros quadrados
guardam segredos e belezas para todos os gostos. Gêiseres, esculturas de pedra,
vales e o vulcão Licancabur com seus 5.920m de altura são algumas das belezas
que aguardam os corajosos que lhe visitam.
Cada
deserto apresenta características próprias e marcantes. No caso do Atacama, a
temperatura cai muito rápido já no final da tarde, o que acaba lhe tomando
algumas boas horas de viagem. Aproveite mais as horas da manhã recolhendo-se em
local seguro antes do cair da noite, principalmente nos trechos de cordilheira.
Uma boa dica de planejamento e segurança é nunca sair sem saber onde e quando
vai chegar, e se possível, deixar alguém ciente dessa informação. A distância,
o consumo de combustível e o tempo estimado para travessia são fundamentais
para projetar se existe tempo disponível naquele mesmo dia para realizar todo o
percurso. Para esse efeito, também é importante saber a autonomia da sua moto,
conhecendo a capacidade do tanque e se ele é capaz de atingir a próxima cidade
ou ponto para abastecimento pelo consumo apresentado.
Dica
Se for
necessário levar combustível extra, é apropriado que busque antecipadamente por
recipientes próprios para o transporte deste líquido volátil. É preciso ter em
mente que o transporte de combustíveis em veículos não específicos para esse
fim é proibido na maioria dos países. Por isso, caso seja abordado pela polícia
local, procure usar o famoso "jeitinho brasileiro", - seja cordial e
lembre-se que você está errado. Vale mais à pena uma boa conversa do que uma
discussão que pode lhe causar aborrecimentos. São poucos os casos de roteiros
na America do Sul que necessitam obrigatoriamente de combustível extra.
Obviamente isso também varia conforme o modelo da moto. De qualquer forma,
pesquise com antecedência por onde pretende passar e veja se existem pontos de
abastecimento no roteiro, adequando suas paradas em função do que sua moto pode
produzir. Tendo de usar galões extras, certifique-se de colocar no tanque esse
combustível assim que houver espaço suficiente, evitando transportar a gasolina
fora do seu compartimento natural. Além de diminuir os riscos naturais do
transporte, a medida ajuda a manter o centro de gravidade da moto equilibrado e
centrado.
Terra do Fogo
Na
Terra do Fogo o clima é geralmente hostil e severo. Baixas temperaturas e ventos
fortíssimos em todas as direções certamente vão colorir as histórias da sua
viagem. Um vento soprando à 80 km/h nas suas costas fará a viagem render
absurdamente, enquanto que se ele for frontal ou lateral, fará parecer que sua
moto perdeu metade da potência. Em alguns trechos da famosa Ruta 40, por
exemplo, onde o pavimento é rípio (off-road), o perigo é um vento lateral que
pode causar instabilidade na trajetória da moto e até mesmo quedas em lugares
retos e planos. São inúmeros os relatos deste tipo de incidente. Normalmente, a
diminuição da velocidade permite melhorar o equilíbrio – procure manter o
centro de gravidade da moto baixo apoiando-se com maior firmeza nas pedaleiras.
Pan-americana
As
características mais marcantes do litoral norte peruano, em especial a famosa “Ruta
Pan-americana”, são os longos trechos desérticos que surgem entre grandes
cidades. Uma pesquisa prévia é importante para nunca passar por qualquer uma
destas cidades sem encher o tanque de sua moto, pois à frente haverá um longo
trecho isolado com céu nublado, propiciado pela névoa que vem do oceano
Pacifico. Fique atento, pois a situação pode dificultar bastante a
visibilidade. O visual é fantástico, assim como o desafio.
Salar de Uyuni
Na
América do Sul, também existem outros tipos de desertos, embora menos
convencionais, que são os chamados “Desertos de Sal”. São locais de extrema
beleza, mas que requerem os mesmos cuidados ao serem explorados. Nestes,
destaca-se o Salar de Uyuni, localizado no sudoeste da Bolívia, com respeitáveis
doze mil quilômetros quadrados de área. Mesmo tendo um solo propício à
visitação em motos (trails), não é indicado que você faça uma exploração mais
profunda sem aparelhos de GPS. Ocorre que, devido a suas enormes dimensões, é
quase impossível a marcação de pontos de referência visuais para se guiar,
sendo muito fácil se perder no meio da imensidão. Nas épocas em que o Salar se
encontra alagado, com uma fina camada de água cobrindo todo o seu território, é
impossível definir a linha do horizonte – onde começa o céu e termina a terra.
Se, por
medida de segurança em qualquer viagem motociclística é aconselhável que se
leve água e algumas barras de cereais para casos de emergência à beira da
estrada, nos casos dos desertos de sal, isso é ainda mais importante.
Altiplano Boliviano
O
altiplano Boliviano é repleto de atrativos como o Lago Titicaca, Carretera de
la Muerte, Circuito de Lagunas e Desertos, entre outros. Os pavimentos são
diversos, podendo ser de asfalto muito sinuoso, ripio ou areia com formação de
calaminas - as famosas "costelinhas de vaca" - e quase sempre acima
dos 3500 metros de altitude. O que chama a atenção nessa região são os
moradores locais que orientam os destinos em tempo, e não distância. “La
proxima ciudad está a dos (2) horas...” e talvez isso represente apenas poucas
dezenas de quilômetros. A região sinuosa pode muitas vezes lhe obrigar a rodar
em baixas velocidades por lugares de difícil acesso em regiões praticamente
desabitadas. Vemos constantemente relatos de camping em locais desertos da
Bolívia, mas por questões de segurança sempre aconselhamos pernoitar em um
local urbano apropriado e seguro.
Os
locais desérticos também tem uma maior capacidade de mexer com o lado
psicológico dos viajantes e por isso é importante estar preparado com
combustível, alimento, água, e um planejamento sólido. No caso de viagem em
grupo é bom conversar com os demais pilotos para que todos estejam em sintonia
para encarar os desafios do roteiro planejado. Esperamos que todos tenham
ótimas emoções durante a viagem transpondo com sucesso e tranquilidade cada
deserto do caminho, rendendo boas estórias e fotos dignas de belos quadros na
parede de casa. Boa viagem!
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