Dicas
para escolher qual a melhor maneira de acomodar a bagagem em uma moto
Uma grande preocupação dos viajantes de moto é o que
levar, mas, tão importante quanto, é como levar. Visando auxiliar em algumas
escolhas dos nossos leitores, a equipe T&T aborda esse tema, que caso não
seja bem planejado, pode se tornar uma “pedra no sapato” durante toda a viagem.
De
saída, podemos afirmar que não há um consenso, um padrão ou uma única fórmula
para lidar com o problema. Este é um quesito onde não há unanimidade nem mesmo
entre os membros da equipe T&T. Tem os que preferem a segurança das malas
laterais de metal (ou plástico), a praticidade dos velhos alforjes de lona, ou
ainda, simplesmente acomodar a bagagem em cima do banco (nos casos de viagem
solo). Na verdade, cada viagem sempre é diferente de outras. Há casos em que
uma solução se adéqua melhor, levando-se em conta as particularidades do
roteiro como, duração, diferenças climáticas, tipo de terreno, acesso à locais
com bom comércio, etc.
A
princípio, a forma de acomodar a bagagem deve ser proporcional ao tamanho e
estilo da sua moto. Os modelos custom combinam com alforjes laterais, de
couro. As esportivas - menos comuns de serem usadas em longas viagens - pedem
por mochilas flexíveis seguramente presas a fixadores na moto. Os modelos trail
são mais dinâmicos e permitem, conforme o gosto do piloto, diversificar entre
baús rígidos (de metal ou plástico), alforjes flexíveis ou simplesmente
mochilas amarradas no bagageiro.
O
próximo fator a ser considerado é a praticidade. Lembre-se que a bagagem será
retirada a cada pernoite de hospedagem e deverá ser presa novamente na manhã
seguinte. Essa rotina pode se tornar maçante no caso de vários dias de viagem.
A praticidade dos bauletos e malas laterais com chave são indiscutíveis nessas
horas, só que certos pilotos não se importam em perder alguns minutos prendendo
elásticos nas mochilas em cima do banco e aproveitam esse "ritual"
para se concentrarem antes de percorrer o trecho diário. A praticidade deve
condizer com seu nível de paciência.
É
fundamental procurar impermeabilizar qualquer meio de acomodação da bagagem
contra chuva e poeira. Procure sempre colocar roupas e equipamentos eletrônicos
dentro de sacos plásticos fechados. Alguns modelos de bolsas flexíveis são
impermeáveis e até dispensam essa preocupação com plásticos, porém esteja
sempre atento ao fecho superior que deve ser bem preso, e a capacidade de carga,
nunca excedida. Uma vez muito cheias elas não fecham direito, permitindo
entrada de água ou sujeira.
A ordem
de como dispor toda sua bagagem dentro das malas também merece atenção. Em caso
de levar peças de reposição, recipientes com óleo, etc. os objetos mais pesados
interferem no equilíbrio da moto, de acordo com a posição em que ficarem
acomodados.
No caso
de alforjes laterais, procure colocar as partes mais pesadas ao fundo evitando
que amassem ou danifiquem algo mais frágil, ou em alguns casos, rasgando suas
roupas.
Em
malas sobre o banco, procure colocar as partes mais pesadas posicionadas mais
próximas as suas costas, deixando sobre o fundo da rabeta, as coisas mais leves
e volumosas. Isso ajudará mantendo o centro de gravidade da sua moto em
frenagens ou curvas mais inclinadas.
Mantenha
sempre as malas bem presas, tudo deve estar bem fixo e não adianta economizar
nessa hora, pois não há nada mais incômodo ou inseguro do que a bagagem se movendo atrás de você.
Tudo deve estar bem fixado para favorecer nas manobras, frenagens ou curvas sem
pender para os lados ou para trás. Um bom indicador do nível de fixação através
de cintas elásticas é quando a tensão atinge um estágio que, ao se mexer na
bagagem, a moto deve tender a acompanhar este movimento.
Importantíssimo:
em bauletos rígidos parafusados sobre a rabeta da moto, deve-se respeitar
sempre a capacidade de carga orientada pelos fabricantes da motocicleta e dos
baús. Muitos modelos de moto nem aceitam a instalação destes acessórios, pois
qualquer excesso de peso disposto sobre a traseira da moto afeta drasticamente
a ciclística e pode ainda ocasionar trincas ou rompimento do chassi do veiculo,
quando expostos às condições de longas viagens!
Malas
de tanque são uma opção interessante para praticamente todos os modelos de
motos. Úteis por oferecer praticidade para portar câmera digital, documentos,
alimentos leves, mapas, e equipamentos oportunos que ficam com acesso
facilitado. Só tome cuidado em locais públicos como postos de gasolina ou
restaurantes, pois as malas de tanque podem ser retiradas facilmente. Leve
consigo ou mantenha contato visual para evitar problemas.
Quando
entrar em trechos fora de estrada (off road) de qualquer espécie, pilote com
atenção redobrada pois a bagagem sobre o banco ou nos baús sobrecarrega a parte
traseira da moto deixando a dianteira leve, facilitando derrapagem em frenagens
mais fortes ou perder o controle da direção quando houverem pedras soltas.
Alguns
projetos de viagem exigem maior carga de equipamentos e bagagem. Por muitas
vezes precisamos levar pneus apropriados para outros terrenos, ou será
necessário levar combustível extra para transpor alguma localidade isolada.
Estes casos especiais requerem atenção pois podem infringir legislações de
trânsito. Alguns itens do Código de Transito Brasileiro (CTB) proíbem o
transporte de carga em motocicletas, e conforme a ótica do oficial de transito
no caso de uma abordagem, podem haver desentendimentos desagradáveis. Também
lembramos que é proibido transportar combustível em garrafas ou vasilhame extra
na motocicleta (não só no Brasil mas no exterior também). Se no seu roteiro
houver algum trecho isolado, transporte combustível apenas neste trecho para
evitar multas e situações de risco.
Algumas
considerações finais: viagens com garupa sem duvida limitam a capacidade de
carregar bagagem. Primeiro calcule o limite de peso suportado pela moto -
conforme seu modelo e potência, para só depois programar sua bagagem. Evite
sempre que possível viajar com mochilas carregadas nas costas. Elas limitam
nossa mobilidade e podem ser agravante para uma situação de risco resultando em
acidentes. Alguns itens devem ficar numa posição mais disponível, em caso
de necessidade. Por exemplo, não se esqueça de deixar a capa de chuva e alguma
roupa de frio em local acessível, assim você não precisa soltar tudo no caso de
precisar do equipamento.
Esteja
atento também para o excesso lateral de sua moto quando deslocando em
perímetros urbanos: ao transitar em um corredor, por exemplo, você pode ter
espaço para passar o guidão mas causar algum incidente com a bagagem nos
veículos ao seu lado.
Pronto!
Esperamos ter dado à você, leitor, algum embasamento para a escolha de um dos
diversos meios de transporte de bagagem disponíveis. Eleja o seu preferido e
boa viagem!
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