segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Acomodação de bagagem


Dicas para escolher qual a melhor maneira de acomodar a bagagem em uma moto

Uma grande preocupação dos viajantes de moto é o que levar, mas, tão importante quanto, é como levar. Visando auxiliar em algumas escolhas dos nossos leitores, a equipe T&T aborda esse tema, que caso não seja bem planejado, pode se tornar uma “pedra no sapato” durante toda a viagem.

De saída, podemos afirmar que não há um consenso, um padrão ou uma única fórmula para lidar com o problema. Este é um quesito onde não há unanimidade nem mesmo entre os membros da equipe T&T. Tem os que preferem a segurança das malas laterais de metal (ou plástico), a praticidade dos velhos alforjes de lona, ou ainda, simplesmente acomodar a bagagem em cima do banco (nos casos de viagem solo). Na verdade, cada viagem sempre é diferente de outras. Há casos em que uma solução se adéqua melhor, levando-se em conta as particularidades do roteiro como, duração, diferenças climáticas, tipo de terreno, acesso à locais com bom comércio, etc.
A princípio, a forma de acomodar a bagagem deve ser proporcional ao tamanho e estilo da sua moto. Os modelos custom combinam com alforjes laterais, de couro. As esportivas - menos comuns de serem usadas em longas viagens - pedem por mochilas flexíveis seguramente presas a fixadores na moto. Os modelos trail são mais dinâmicos e permitem, conforme o gosto do piloto, diversificar entre baús rígidos (de metal ou plástico), alforjes flexíveis ou simplesmente mochilas amarradas no bagageiro.
O próximo fator a ser considerado é a praticidade. Lembre-se que a bagagem será retirada a cada pernoite de hospedagem e deverá ser presa novamente na manhã seguinte. Essa rotina pode se tornar maçante no caso de vários dias de viagem. A praticidade dos bauletos e malas laterais com chave são indiscutíveis nessas horas, só que certos pilotos não se importam em perder alguns minutos prendendo elásticos nas mochilas em cima do banco e aproveitam esse "ritual" para se concentrarem antes de percorrer o trecho diário. A praticidade deve condizer com seu nível de paciência.
É fundamental procurar impermeabilizar qualquer meio de acomodação da bagagem contra chuva e poeira. Procure sempre colocar roupas e equipamentos eletrônicos dentro de sacos plásticos fechados. Alguns modelos de bolsas flexíveis são impermeáveis e até dispensam essa preocupação com plásticos, porém esteja sempre atento ao fecho superior que deve ser bem preso, e a capacidade de carga, nunca excedida. Uma vez muito cheias elas não fecham direito, permitindo entrada de água ou sujeira.

A ordem de como dispor toda sua bagagem dentro das malas também merece atenção. Em caso de levar peças de reposição, recipientes com óleo, etc. os objetos mais pesados interferem no equilíbrio da moto, de acordo com a posição em que ficarem acomodados.
No caso de alforjes laterais, procure colocar as partes mais pesadas ao fundo evitando que amassem ou danifiquem algo mais frágil, ou em alguns casos, rasgando suas roupas.
Em malas sobre o banco, procure colocar as partes mais pesadas posicionadas mais próximas as suas costas, deixando sobre o fundo da rabeta, as coisas mais leves e volumosas. Isso ajudará mantendo o centro de gravidade da sua moto em frenagens ou curvas mais inclinadas.
Mantenha sempre as malas bem presas, tudo deve estar bem fixo e não adianta economizar nessa hora, pois não há nada mais incômodo ou inseguro  do que a bagagem se movendo atrás de você. Tudo deve estar bem fixado para favorecer nas manobras, frenagens ou curvas sem pender para os lados ou para trás. Um bom indicador do nível de fixação através de cintas elásticas é quando a tensão atinge um estágio que, ao se mexer na bagagem, a moto deve tender a acompanhar este movimento.

Importantíssimo: em bauletos rígidos parafusados sobre a rabeta da moto, deve-se respeitar sempre a capacidade de carga orientada pelos fabricantes da motocicleta e dos baús. Muitos modelos de moto nem aceitam a instalação destes acessórios, pois qualquer excesso de peso disposto sobre a traseira da moto afeta drasticamente a ciclística e pode ainda ocasionar trincas ou rompimento do chassi do veiculo, quando expostos às condições de longas viagens!

Malas de tanque são uma opção interessante para praticamente todos os modelos de motos. Úteis por oferecer praticidade para portar câmera digital, documentos, alimentos leves, mapas, e equipamentos oportunos que ficam com acesso facilitado. Só tome cuidado em locais públicos como postos de gasolina ou restaurantes, pois as malas de tanque podem ser retiradas facilmente. Leve consigo ou mantenha contato visual para evitar problemas.
Quando entrar em trechos fora de estrada (off road) de qualquer espécie, pilote com atenção redobrada pois a bagagem sobre o banco ou nos baús sobrecarrega a parte traseira da moto deixando a dianteira leve, facilitando derrapagem em frenagens mais fortes ou perder o controle da direção quando houverem pedras soltas.

Alguns projetos de viagem exigem maior carga de equipamentos e bagagem. Por muitas vezes precisamos levar pneus apropriados para outros terrenos, ou será necessário levar combustível extra para transpor alguma localidade isolada. Estes casos especiais requerem atenção pois podem infringir legislações de trânsito. Alguns itens do Código de Transito Brasileiro (CTB) proíbem o transporte de carga em motocicletas, e conforme a ótica do oficial de transito no caso de uma abordagem, podem haver desentendimentos desagradáveis. Também lembramos que é proibido transportar combustível em garrafas ou vasilhame extra na motocicleta (não só no Brasil mas no exterior também). Se no seu roteiro houver algum trecho isolado, transporte combustível apenas neste trecho para evitar multas e situações de risco.
Algumas considerações finais: viagens com garupa sem duvida limitam a capacidade de carregar bagagem. Primeiro calcule o limite de peso suportado pela moto - conforme seu modelo e potência, para só depois programar sua bagagem. Evite sempre que possível viajar com mochilas carregadas nas costas. Elas limitam nossa mobilidade e podem ser agravante para uma situação de risco resultando em acidentes.  Alguns itens devem ficar numa posição mais disponível, em caso de necessidade. Por exemplo, não se esqueça de deixar a capa de chuva e alguma roupa de frio em local acessível, assim você não precisa soltar tudo no caso de precisar do equipamento.
Esteja atento também para o excesso lateral de sua moto quando deslocando em perímetros urbanos: ao transitar em um corredor, por exemplo, você pode ter espaço para passar o guidão mas causar algum incidente com a bagagem nos veículos ao seu lado.
Pronto! Esperamos ter dado à você, leitor, algum embasamento para a escolha de um dos diversos meios de transporte de bagagem disponíveis. Eleja o seu preferido e boa viagem!


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